A pandemia de COVID-19 veio impor a qualquer ginásio e respetivos utilizadores vários desafios e restrições. A higiene e segurança destes espaços desportivos deve ser uma prioridade para preservar a saúde e a confiança dos atletas.
Com os devidos cuidados, se todos cumprirmos a nossa parte, ir ao ginásio em tempos de pandemia pode continuar a ser seguro.
Como manter a higiene e segurança do ginásio em pandemia?
Desde o início da pandemia que os ginásios perderam afluência, quer por decisão dos próprios utentes, quer pelos períodos de encerramento impostos pelas autoridades de saúde.
Na reabertura, é essencial apostar na limpeza e desinfeção minuciosa de todos os espaços. Desde as máquinas e utensílios de uso comum até ao próprio pavimento desportivo, tudo deve passar por uma rigorosa e regular higienização.
Os seus atletas vão ficar mais confiantes se sentirem que o seu ginásio é um local onde podem treinar em total segurança. Para isso, há alguns cuidados a ter na limpeza do ginásio nesta fase da pandemia.
7 Dicas de limpeza e desinfeção para manter a higiene no ginásio
1. Recorra a materiais apropriados
Os detergentes e utensílios usados para a limpeza devem ser adequados e estar em boas condições para cumprirem a sua missão sem danificar os equipamentos. Panos, mopas e outros materiais devem ser lavados e higienizados regularmente. Caso se danifiquem pelo uso, devem ser substituídos para não comprometer a sua eficácia.
Além do cuidado na seleção dos produtos a utilizar, deve-se evitar exagerar na quantidade de desinfetante ou aplicar o líquido diretamente sobre as superfícies. O correto será transpô-lo para um utensílio próprio para, posteriormente, ser aplicado nos equipamentos ou pavimentos.
2. Não se esqueça dos detalhes
Sem os devidos cuidados, numa pandemia o ginásio pode ser um local de risco. Maçanetas de porta, interruptores e todas as superfícies que sejam tocadas por muitas pessoas são focos potencias de contaminação. Por essa razão, devem ser desinfetados várias vezes por dia.
3. Disponibilize desinfetante de mãos em vários locais
Para além dos pontos de acesso e da entrada do ginásio, deve ter dispensadores de álcool-gel noutros espaços. A sua presença vai recordar os utilizadores da importância de higienizar as mãos com regularidade e estimular à sua utilização, minimizando o risco de contágio.
4. Incentive os utilizadores a higienizar os equipamentos após o uso
Crie no seu ginásio uma cultura de responsabilidade e consciência em relação aos cuidados de higiene e segurança. Após a utilização de equipamentos de treino, os utilizadores podem ser responsáveis pela sua desinfeção, zelando pela segurança do próximo.
5. Faça uma limpeza regular profunda em todos os espaços
Aproveite o período após o encerramento ao público para fazer uma limpeza a fundo do ginásio. Lembre-se que há estudos que demonstram a sobrevivência do vírus em certas superfícies durante várias horas. Esta higienização regular pode contribuir para eliminar esse risco.
6. Tenha atenção às zonas críticas
Num ginásio há certas áreas onde o risco de contaminação é maior. Falamos concretamente de zonas como:
- Balneários e casas de banho;
- Áreas dos cacifos;
- Salas de máquinas;
- Espaços comuns;
- Zonas de entrada/saída do ginásio.
Nestas áreas críticas a higienização deve ser ainda mais exigente. Recorrendo a produtos eficazes, devem ser desinfetadas todas as superfícies destes locais onde as pessoas tocam com maior frequência.
7. Crie um espaço outdoor para fazer exercício
Fazer desporto ao ar livre é considerado por muitos mais agradável e seguro. Se tiver condições para isso, aposte na criação de uma área outdoor para a prática desportiva. Com a simples instalação de um piso de relva artificial, pode levar o desporto para a rua!
Num ginásio é impossível vigiar todos os espaços em simultâneo de modo a garantir que os cuidados de higiene estão a ser tido em conta. Por isso, deve sensibilizar toda a equipa e os próprios atletas para o cumprimento das normas. Só assim será possível uma atuação concertada para a segurança de todos os frequentadores do seu ginásio durante a pandemia.
Acompanhe o nosso blog e fique a par de outras recomendações e cuidados para a preservação do seu ginásio nas melhores condições.