O treino funcional é extremamente completo e envolve exercícios e equipamentos muito diversificados. Por ser uma prática tão abrangente, o pavimento desportivo selecionado para a sua execução é extremamente importante.
Os exercícios funcionais recorrem geralmente ao peso do próprio corpo, através de agachamentos, abdominais, prancha ou flexões. Mas também podem ser feitos envolvendo alguns equipamentos, como halteres, kettlebells, cordas e elásticos, por exemplo.
Quando é devidamente acompanhado por profissionais e se usam os acessórios adequados e o pavimento desportivo certo, o treino funcional pode ser feito em segurança e oferecer múltiplos benefícios aos praticantes.
Principais vantagens do treino funcional
O treino funcional não é uma prática universal que obedeça a regras bem definidas, ao contrário de outro tipo de modalidades desportivas. Aliás, se perguntar a vários profissionais do desporto em que consiste o treino funcional é possível que receba uma definição diferente de cada um deles.
No entanto, há alguns pontos comuns neste tipo de treino. Os exercícios são baseados em padrões de movimento e não em conjuntos musculares, como acontece no caso da musculação, por exemplo. O treino funcional abrange o corpo como um todo e, talvez por isso, os resultados sejam mais visíveis.
Por serem adaptados a cada indivíduo, os exercícios funcionais ajudam a melhorar a condição física de acordo com as suas necessidades e objetivos específicos.
A prática do treino funcional, quando executada regularmente e num pavimento desportivo adequado, oferece vários benefícios:
Melhora a mobilidade corporal
Os exercícios efetuados abrangem todo o corpo, treinam movimentos do dia a dia e trabalham o core. Ajudam a eliminar dores causadas por más posturas e fortalecem músculos e articulações.
Ajuda a prevenir lesões
Como ficam globalmente mais fortes, os músculos corporais permitem uma maior estabilidade em todo o tipo de movimentos. Isto protege também as articulações de eventuais lesões.
Aumenta a força e a agilidade
Alguns exercícios trabalham força e equilíbrio utilizando equipamentos ou feitos simplesmente sobre o pavimento desportivo. Assim, todo o corpo se torna mais ágil e forte.
Emagrece e tonifica
Por incluir exercícios de alta intensidade, o treino funcional queima bastantes calorias. Perder peso, tonificar o corpo e ganhar massa muscular são alguns dos resultados desta modalidade.
Pavimento desportivo para treino funcional
Como vimos, para praticar treino funcional pode não ser necessário recorrer a muitos equipamentos, mas ter um pavimento desportivo apropriado e de qualidade é essencial.
Muitos dos exercícios, como flexões, pranchas e abdominais, são feitos diretamente sobre o piso. Ou seja, neste tipo de treino, a pavimentação desportiva precisa de corresponder às exigências dos atletas em vários aspetos. A nível de segurança, resistência e estabilidade, o pavimento desportivo é uma parte muito importante do espaço.
O Gymfloor é uma das soluções mais procuradas para este fim por ser versátil e resistente. Trata-se de um pavimento desportivo feito em borracha de alta densidade e comercializado em rolos, para se ajustar a qualquer espaço. A sua capacidade de absorção de impacto e vibrações é ideal para este género de atividade.
Para uma solução mais completa, pode ser combinado com áreas revestidas com relva artificial CurledTrail. Muito resistente e esteticamente apelativa, é ideal para espaços interiores e exteriores.
Também as placas Alpha RX, elaboradas em borracha compacta, se adequam a este tipo de treino por serem antiderrapantes e resistentes ao impacto.
Se precisa de soluções de pavimentação desportiva de alta qualidade, procure um especialista. Na Geometrik temos vasta experiência no revestimento de espaços destinados ao desporto e lazer.
Para cada necessidade, apresentamos aos nossos clientes as soluções mais apropriadas, sempre focados na resistência, conforto e segurança dos utilizadores.