Guia: Como escolher o melhor piso de borracha para o teu ginásio

Benefícios dos Pisos de Borracha

Os pavimentos de borracha são a escolha perfeita para ginásios, já que oferecem durabilidade, segurança e conforto nos vários treinos. Absorvem impactos, são fáceis de limpar e ajudam a reduzir o ruído, criando um ambiente mais seguro e calmo para os atletas.

Desempenho e Funcionalidade

Os pisos de borracha são compostos por granulado de borracha reciclada e ligante PU (poliuretano). No caso dos pavimentos com pigmentos coloridos (Gymfloor e Alpha Burly), também têm borracha EPDM.

A durabilidade varia de piso para piso. No caso das placas de borracha, elas serão tão mais duráveis quanto melhor for o seu equilíbrio entre cola e borracha. No caso do rolo de borracha, o segredo está no método de produção, que lhes dá maior durabilidade.

Um valor elevado na densidade, não é sinónimo de durabilidade. Isto, porque há pisos com muita borracha na composição (fazendo dele mais denso), mas sem cola/resina suficiente para que não se desfazerem rapidamente. Testa o teu piso dobrando os cantos das placas.

Sim, e proporcionam maior segurança aos utilizadores durante exercícios que requerem estabilidade, como o snatch e o TRX.

As placas de borracha Alpha RX com 20mm (ou mais) são as mais recomendadas para treinos de cargas e alta intensidade, como Cross Training, devido à sua excelente absorção de choques. No entanto, o rolo de borracha Gymfloor, com 8mm ou 10mm, também é aconselhado, oferecendo maior durabilidade, embora com menos absorção de impacto.

No rolo de borracha Gymfloor…
Cross Training/CrossFit – ≥ 8mm
Musculação – ≥ 6mm
Yoga/Pilates – 6mm
Ginásio em Casa – ≥6 mm

Nas placas de borracha Alpha RX…
Cross Training/CrossFit – ≥ 20mm
Musculação – ≥ 15mm
Ginásio em Casa – ≥ 10mm


Sim. Os pavimentos de borracha têm propriedades que permitem isolar vibrações resultantes, por exemplo, de impactos em situações de quedas de pesos, mas também sons aéreos, devido à elasticidade e porosidade, em situações de música alta e ruídos comuns nos ginásios (conversas, equipamentos, etc).

Sim. Há pisos com superfícies mais lisas do que outras. Habitualmente, o rolo de borracha tem uma superfície mais lisa do que as placas. No entanto, esta não é uma regra geral, já que tens diferentes acabamentos disponíveis, tanto nas placas como no rolo.

Comparação entre Placas e Rolos

Visivelmente, a maior diferença entre o rolo de borracha e as placas, é o acabamento da superfície. O primeiro tem um acabamento liso e quase sem porosidade, enquanto no segundo a superfície é porosa. Isto deve-se à forma como os dois pavimentos são produzidos, já que o rolo sofre mais pressão na compactação.

Dependendo das atividades e do tipo de espaço, ambos são boas opções, e com performances diferentes.


Sim. Todas as placas de borracha soltam algum grão com a utilização. No entanto, uma boa placa, terá cola suficiente para que não se desfaça fácil e rapidamente. É normal apresentar algum desgaste com utilização intensiva e prolongada.
As placas com rolo Gymfloor na superfície (Alpha Burly) não libertam grão.

Sim, mas a água não é imediatamente absorvida pelo pavimento e, por isso, consegues limpar. Assim, não acumulas líquidos debaixo do teu pavimento. Além disso, secam facilmente.

Para treinos com alta necessidade de impactos, resultantes de saltos e queda de pesos, as placas de borracha são o piso mais adequado. Isto porque o equilíbrio na quantidade de cola e borracha e a forma como são fabricadas fazem com que seja mais confortável. Ou seja, absorbem melhor os impactos corporais e dos equipamentos (discos, barras, kettlebells).

Instalação

Sim, as placas Alpha e o rolo Gymfloor podem ser instalados no interior e no exterior, já que têm resistência UV, térmica e à água. No entanto, a instalação destes pisos pode variar em função do local de aplicação.

Não. Os pisos de borracha são aconselhados para bases sólidas, como cimento, betão e cerâmica. Não aconselhamos a sua instalação em bases soltas, mesmo que compactadas, como terra ou areia, já que não estão estáveis e, em situações de queda de peso ou saltos constantes, a base afunda e pode danificar o pavimento.

• Placas de borracha: Para instalações interiores, podes simplesmente pousar as placas no chão. Não precisas fixar. Isto permite-te, por exemplo, mudar as placas de sítio ou reutilizá-las. Se quiseres fixá-las, podes usar fita cola de dupla face, que não danificará a placa. No exterior, basta pousares as placas. Não aconselhamos o uso de fita cola de dupla face no exterior, já que a água pode fazer com que descole.

• Rolo de borracha: No interior, podes usar cola bicomponente ou fita cola de dupla face. A primeira dá-te uma instalação permanente, não te permite alterações na disposição do pavimento e danificará a base. No entanto, não terás contração e dilatação da borracha. A segunda opção possibilita-te a reutilização do pavimento sem danificar a base do espaço, mas terás sempre contração e dilatação com a alteração climatérica. No exterior, para teres estabilidade, é obrigatória a aplicação de cola bicomponente na fixação.

Sim. Os pavimentos de borracha não se danificam com a humidade. No entanto, poderão acumular fungos prejudiciais à saúde, o que requer uma limpeza profunda com regularidade.

• Escolher espessuras inadequadas para a atividade do ginásio.
A espessura certa faz toda a diferença no teu ginásio e no treino dos teus atletas. Isto porque, seja qual for o material de fitness utilizado, haverá sempre contacto com o chão.
Se a espessura for demasiado baixa, a probabilidade de danificar o chão e os equipamentos aumenta. Além disso, estarás a colocar em risco a segurança e o conforto dos teus atletas, já que o pavimento não terá espessura suficiente para absorver devidamente o impacto das quedas e saltos.
De notar que quanto maior for a espessura, menos ruídos e vibrações terás no teu ginásio e na vizinhança. Isso significa que os teus atletas poderão deixar cair barras ou halteres sem incomodar. Os teus vizinhos também vão agradecer, principalmente se o espaço estiver numa zona residencial ou comercial.

• Não nivelar corretamente a base antes da instalação.
A base deve estar bem nivelada antes de se instalar o pavimento de borracha para garantir estabilidade e durabilidade. Se a superfície estiver irregular, o pavimento pode deformar-se, desgastar-se mais rapidamente e causar desconforto ou riscos de segurança durante o uso. Uma base nivelada assegura uma instalação firme, melhor aderência e desempenho ideal do pavimento.

• Usar produtos de limpeza agressivos que podem danificar o piso, como a lixívia pura.
Não se devem usar produtos de limpeza agressivos, como lixívia pura, na manutenção do piso de borracha porque podem danificar a superfície, causando descoloração, perda de flexibilidade e deterioração da borracha. Estes produtos enfraquecem o material, reduzindo a sua durabilidade e comprometendo a segurança e a aparência do pavimento.

Manutenção

Os pisos de borracha com superfície mais lisa são ligeiramente mais fáceis de limpar do que os porosos. É o caso do rolo de borracha Gymfloor e das placas de borracha Premium Alpha Burly.

Sim. Todos os pisos requerem manutenção regular. Se bem limpo frequentemente, o teu piso de borracha pode durar anos e manter as suas características. Para isso, basta varrer ou aspirar diariamente e passar água com detergente neutro, que encontras em qualquer supermercado.


Responde a algumas perguntas simples e descobre qual o pavimento mais adequado às tuas necessidades! 😉