Quer aumentar as receitas do seu ginásio? Tem duas formas de fazê-lo: captar novos clientes ou aumentar a taxa de retenção.
Existem várias táticas que pode implementar para melhorar a experiência dos atletas e fazê-los querer ficar no seu centro fitness.
A criação de inquéritos de satisfação é uma forma eficaz de obter os dados que necessita para agir e melhorar a experiência dos seus clientes.
Para que servem os inquéritos de satisfação?
Os inquéritos ajudam-no a perceber o que é verdadeiramente interessante implementar no seu ginásio. Isto, porque, por vezes, acredita ter uma boa ideia, mas que não coincide com as expectativas e necessidades dos atletas. Consequentemente, as decisões deixam de ser tomadas com base em opiniões, e passam a ser tomadas tendo em conta factos, experiências e desejos dos clientes.
O feedback “em tempo real” é importante, já que, com as perguntas certas, descobre problemas não vistos. Podem ser questões com manutenção de equipamentos, lotação, organização, limpeza ou até barulho.
Mais ainda, saberá claramente quais as oportunidades de melhoria do seu negócio. Assim, permite-lhe tomar medidas atempadas para evitar que os seus membros abandonem o ginásio. Isto é importante, porque desta forma garantirá retorno financeiro todos os meses.
Comece com um simples inquérito de uma única questão sobre o grau de satisfação do cliente face a um produto ou serviço. Portanto, saberá rapidamente qual a satisfação geral dos membros do seu ginásio.
Onde fazer?
Existem várias plataformas online que podem ser usadas para fazer os formulários. Algumas são gratuitas, como Google Forms, e outras exigem pagamento. Ao utilizar o meio digital, estará a ser mais prático, já que fará chegar as perguntas a todos os seus clientes de forma rápida e ecológica.
A frequência de envio dos seus inquéritos dependerá da sua necessidade em obter resposta. Seja porque fez alterações no funcionamento do ginásio, porque quer avaliar a satisfação ou perceber o que leva à entrada e/ou saída de membros do seu espaço.
Os rececionistas do seu ginásio também são uma excelente fonte de informação. Esta interação mais pessoal, permite-lhe recolher sugestões e/ou críticas de forma informal e descomplicada. Este feedback é o mais real que poderá ter.
O que deve considerar quando está a preparar o inquérito?
1. Não seja intrusivo
Evite pedir dados muito pessoais, como nome, email ou peso, para que os atletas se sintam mais à vontade. Conseguirá feedback autêntico, já que os seus atletas não terão receio de ser identificados.
2. Seja claro e conciso
Seja direto e evite perguntas muito longas. Apesar de querer obter informação, estará a confundir e levará a respostas menos fidedignas.
Exemplo:
❌ Tendo em consideração a sua experiência no nosso ginásio e comparando com a expectativa que tinha quando se inscreveu, como avalia o nosso serviço?
✅ Como avalia o nosso serviço?
3. Dê opções para diferentes situações
Lembre-se que poderá haver situações que não se aplicam a todos. Por isso, dê sempre possibilidade de resposta para esses casos, como, por exemplo, “Não se aplica” ou “Não sei”.
4. Evite várias questões numa
Questionar diferentes pontos numa só pergunta vai confundir os seus atletas. Poderá gerar respostas vagas ou, em última instância, o abandono do inquérito. Divida sempre todas as questões, mesmo que obrigue a ter um formulário mais extenso.
5. Não assuma nada
Questões que assumam algo tendem a ter menos respostas. Por exemplo, não parta do princípio que todos treinam de manhã ou diariamente, porque não é verdade. Use termos mais amplos e que se apliquem a todos.
7 perguntas que podem melhorar a experiência dos membros do seu espaço fitness
- Prefere treinar sozinho ou em sessões de grupo?
- Há alguma aula que gostaria de experimentar, mas não tem horário? Se sim, qual?
- Há algum equipamento que gostasse de usar, mas não existe no nosso ginásio? Se sim, qual?
- Há alguma modalidade/atividade que gostasse de praticar, mas não existe no nosso ginásio? Se sim, qual?
- De forma geral, como avalia o nosso ginásio?
- De 0 a 10, qual a probabilidade de nos recomendar a um amigo ou familiar?
- O que podemos fazer para melhorar?
Há várias perguntas que pode fazer aos seus sócios. Contudo, adapte-as sempre à situação que quer avaliar no seu ginásio, sejam os treinadores, o ambiente, as aulas ou os serviços. Assim, conseguirá resultados mais direcionados e fiáveis para o seu estudo. Com as perguntas certas estará no caminho para aumentar as receitas do seu negócio.