Pelas suas características, os pavimentos de borracha são opções preferenciais para revestir espaços desportivos, como ginásios ou boxes de CrossFit.

Resistentes e confortáveis, duram muito tempo e mantêm-se em bom estado, mesmo com uma utilização intensiva. Para tal, basta optar por pisos de qualidade e ter alguns cuidados de limpeza e manutenção.

Saiba como limpar e manter o chão do seu ginásio em boas condições durante mais tempo com as nossas dicas.

3 Passos para uma limpeza eficaz

Caso a limpeza e manutenção não sejam feitas de forma adequada e regulares, os pavimentos de borracha podem ser seriamente danificados. Para prolongar o seu tempo de vida, deve limpá-los diariamente, respeitando algumas regras. Assim, listámos 3 etapas simples para que consiga mantê-los limpos e em boas condições por muito tempo.

1. Reúna os materiais certos

Antes de começar a limpeza certifique-se sempre que tem tudo o que é necessário. Vai precisar de:

Mantenha este material reunido num só sítio. Assim, será mais fácil de encontrar e usar sempre que necessário. Com tudo devidamente organizado, o tempo de limpeza do pavimento vai ser menor e os resultados serão mais satisfatórios.

2. Elimine detritos do pavimento

Comece por fazer uma rápida verificação ao chão do ginásio. Certifique-se que não há objetos esquecidos ou poças de líquido que sejam precisas secar com um pano. Depois de removidos os detritos maiores, aspire toda a superfície. Se for um espaço exterior, pode utilizar uma vassoura ou soprador para eliminar os detritos ou até uma mangueira com água corrente.

3. Higienize as superfícies

Depois de aspirar, avance para a fase de higienização usando detergentes neutros. Nunca deve recorrer a lixívias ou outro tipo de agentes corrosivos para higienizar este material.

Principalmente nos espaços interiores, use uma mopa ou esfregona espremida e lave todo o solo. Troque frequentemente a água usada na limpeza para não espalhar impurezas. Deixe secar e, se possível, abra as janelas para arejar o espaço. Tente não caminhar em cima do pavimento antes deste estar completamente seco.

O que deve evitar quando está a limpar pavimento de borracha?

1. Utensílios de limpeza duros

Evite usar vassouras ásperas ou esfregões, uma vez que os filamentos podem riscar o pavimento.

2. Encharcar o chão

Usar demasiada água no seu chão pode causar danos no piso original. Como não há escoamento, a água em excesso vai acumular-se e a humidade vai deteriorar o piso.

3. Detergentes com reagentes ácidos

Os detergentes com reagentes químicos ácidos, como a lixívia, são ótimos para desinfetar, no entanto não são recomendáveis na borracha, porque corroem a cor e o material.

A importância de manter o pavimento desportivo em boas condições

Para os atletas:

O revestimento do piso oferece segurança e conforto aos atletas em qualquer atividade física. Por ser antiderrapante, previne quedas. Porém, tudo isto pode ficar comprometido caso este esteja danificado ou em más condições.

Para máquinas e equipamentos:

A espessura e resistência do pavimento são essenciais para preservar as máquinas e equipamentos desportivos de um ginásio. Com uma manutenção correta, é mais fácil manter estes materiais em bom estado por mais tempo.

Na higienização dos espaços:

O resultado de uma manutenção deficiente ou de limpezas demasiado agressivas é o surgimento de manchas e fissuras no piso desportivo. Quando a superfície fica deteriorada torna-se cada vez mais difícil manter bons níveis de higiene e limpeza no ginásio. Eventualmente isso obrigará à sua substituição.

Ter o piso em boas condições é muito importante. Contudo, também é fulcral que tome a decisão mais acertada quando escolhe o pavimento certo para o seu ginásio. Para saber quais as melhores opções de acordo com as necessidades, siga as indicações no nosso artigo sobre como escolher pavimento desportivo.

Como escolher o melhor pavimento desportivo para o seu ginásio?