Num ginásio, box de crossfit ou outro espaço de treino intensivo, o pavimento é uma prioridade, já que tem que garantir a segurança e o conforto dos atletas. Ao fazer a sua escolha tenha muita atenção às necessidades do espaço e das atividades praticadas.

O que deve considerar?

1. Atividades praticadas

Antes de escolher o pavimento desportivo que pretende instalar, defina muito bem quais as modalidades que vai disponibilizar. Isto, porque cada uma pode ter exigências específicas nas características do chão.

Um espaço dedicado à prática de yoga ou pilates necessita de um piso diferente de uma sala dedicada ao levantamento de pesos. Considere o tráfego de pessoas esperado em cada área e a presença de máquinas ou equipamentos pesados.

2. Meio envolvente

Tenha atenção à vizinhança e ao edifício onde vai abrir o ginásio!

Se à sua volta tiver casas e estabelecimentos comerciais, ou se o ginásio for num prédio, escolha um pavimento que reduza a propagação de vibrações e ruídos. Quanto maior for a espessura do pavimento de borracha, maior será a proteção. Assim, não incomodará os seus vizinhos e protegerá o espaço, mesmo que instale o ginásio num piso superior.

3. Resistência e conforto

Desde saltos, levantamento de pesos e movimentação de equipamentos, o pavimento de um ginásio está sujeito a um grande desgaste. Por isso, é fundamental garantir que o chão protege e resiste à queda de cargas elevadas, impedindo danos nos equipamentos, base do espaço e estrutura do edifício.

Os pavimentos de borracha, que podem ter diferentes espessuras, são mais resistentes para estas atividades.

4. Estabilidade e segurança

Na escolha dos materiais para o revestimento do piso, também deve ter em consideração o grau de aderência e a estabilidade.

Estes fatores são essenciais, já que minimizam o risco de quedas. Para além disso, lembre-se que as máquinas e os equipamentos devem estar num espaço seguro e estável, para que não se desloquem ou caiam com as movimentações.

5. Instalação e manutenção

Sempre que pensa em obras, é normal ficar com uma dor de cabeça devido à dificuldade associada. Por isso, deve tentar escolher opções que se adaptem às suas necessidades e sejam fáceis de instalar sem ferramentas demasiado específicas.

Para além disso, em ocasiões especiais pode necessitar de criar instalações temporárias, que só serão possíveis se o seu pavimento não estiver completamente agarrado à base. Pavimentos que não exijam colas são a solução para resolver este problema.

Em espaços onde circulam várias pessoas ao longo do dia, é natural notar-se alguma sujidade. Assim, escolha um pavimento desportivo fácil de limpar e higienizar, já que a limpeza é um dos fatores mais importantes para satisfazer os seus clientes.

6. Versatilidade

Para dar um aspeto mais acolhedor ao seu ginásio, conjugue vários pavimentos na mesma sala. Assim, disponibilizará mais atividades em simultâneo. Por exemplo, considere unir o seu pavimento de borracha com a relva artificial – mantém o conforto e segurança necessários para os exercícios e cria um ambiente mais convidativo.

Opções de pavimentos desportivos

Depois de avaliar as suas necessidades, está na hora de ver quais as opções de pavimentos desportivos e escolher o(s) seu(s).

Os pavimentos de borracha, em rolo ou placas, podem ser aplicados em praticamente todos os espaços, tanto no interior como no exterior. A borracha dá a absorção necessária para garantir a segurança e o conforto das atividades mais exigentes de ginásios e box de crossfit, para além de serem fáceis de instalar e higienizar. Com o elevado isolamento acústico vai deixar de se incomodar com ruídos aéreos, de equipamentos e com a queda de halteres.

As placas de EVA, como o Tatami, são a solução ideal para salas de artes marciais ou defesa pessoal. Fáceis de instalar, a sua configuração em puzzle permite criar espaços temporários e dinâmicos. Mas mais importante, a alta absorção de impacto diminui o risco de lesões aquando das quedas – segurança acima de tudo!

Para salas destinadas a aulas de grupo como yoga, dança ou pilates, área de receção ou mesmo vestiários, pode considerar pavimento em vinil. O Homeflex tem um sistema de encaixe em clique, tornando-o fácil de instalar. Mais ainda, tem elevada resistência à humidade, o que possibilita a instalação em zonas mais húmidas, como casas de banho. Esteticamente semelhante à madeira, tem uma subcamada que lhe dá mais conforto do que outros pavimentos vinílicos.

A relva artificial pode ser utilizada como elemento decorativo, mas também para a prática desportiva de elevada intensidade. Permite criar espaços mais dinâmicos, no interior ou no exterior, enquanto garante o conforto e deslize necessário para as atividades e movimentação de trenós.

Escolher o melhor pavimento desportivo para o seu ginásio depende das suas necessidades. Garanta que faz a escolha mais adequada para o espaço que tem em mente. Na Geometrik disponibilizamos todo o acompanhamento e aconselhamento que precisa para fazer a escolha mais acertada.