fbpx
photo of a gym

O que é preciso para abrir um ginásio?

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Abrir um ginásio é muito mais de que apenas criar um espaço para exercício físico. As suas responsabilidades envolvem estratégias de negócios, gestão de pessoas, marketing, e muitos outros desafios.

Mas não deixe de realizar o seu sonho! O caminho pode ser longo, mas será recompensante. Para além do potencial lucrativo do setor, o seu ginásio será um local onde as pessoas treinarão para serem melhores, física e mentalmente.

 

Porquê abrir um ginásio?

Os ginásios e centros fitness disponibilizam equipamentos cada vez mais modernos. A possibilidade de combinar modalidades e desportos no mesmo espaço é cada vez maior. Para além disso, é mais fácil aliar novas tecnologias com o staff e os equipamentos para criar um local prático, confortável e descontraído.

Mais que um espaço de treino e saúde, um ginásio é um espaço de socialização. É um sítio onde o convívio é muito importante, satisfazendo qualquer necessidade com os diversos serviços integrados. Com bom planeamento e visão, criará um negócio lucrativo e em crescimento, ao mesmo tempo que ajuda pessoas a ficarem mais saudáveis.

 

7 aspetos a ter em conta para abrir o seu ginásio

 

1. Pesquisa de mercado

Antes de qualquer decisão, tem de perceber qual é o objetivo do seu espaço. Faça um estudo do mercado e perceba para quem é que os ginásios comunicam. Descubra qual é o público destes espaços e determine como pode complementar ou oferecer algo mais. Ou então atraia público que não esteja ainda representado.

Visite as redes sociais de outros ginásios e as suas instalações. Veja como é que estes se apresentam e se posicionam na sua comunicação. Estude as estratégias de marketing que implementam e que modalidades e serviços oferecem. A partir daqui estabeleça que tipo de espaço fitness vai criar. Seja um ginásio tradicional, um espaço para uma especialidade, ou um centro de saúde e bem-estar, foque-se em dar sempre mais que o que está disponível.

 

2. Localização

A escolha do local deve ser feita com muita ponderação. Tem que estar integrada no futuro do seu negócio, uma vez que está a competir com outros espaços na mesma região. Para além das necessidades operacionais, pense nas facilidades de acesso, estacionamento e outras comodidades atrativas.

A sua localização consiste em mais do que apenas a cidade ou a região. Há todo um perfil económico e social a ter em conta. Hábitos, cultura, locais de concentração e movimentação, e oferta das mais variadas atividades e opções de lazer.

Acima de tudo, promova a acessibilidade ao seu espaço e a mobilidade dos seus membros.

 

3. Desenvolva a sua marca

Num mercado com tanta oferta, como o do fitness, uma marca forte e que represente a cultura do seu espaço fará toda a diferença. Reforce o sentido de comunidade que vai criar, e comunique sempre os seus valores e ideais. O mais importante da sua comunicação é que seja consistente!

Não se esqueça de incorporar o branding da sua marca no seu espaço e no equipamento. Aproveite o logo e as cores escolhidas para decoração e mostre aos seus membros que o seu ginásio é único. Faça do seu espaço um local agradável e marcante, capte novos clientes, e veja os já existentes a voltar.

 

4. Staff, educação e formação

O seu staff, para além de qualificado, tem de ser unido e representar os valores do seu ginásio. Invista na formação em saúde e na utilização dos equipamentos, para poderem servir melhor os praticantes do seu ginásio. A quantidade de pessoas a contratar depende da dimensão das instalações e das modalidades e serviços que oferece.

Dê prioridade à agilidade no atendimento e na comunicação. O seu pessoal deve ser capaz de identificar as necessidades do cliente, ser educado e interessado, e familiarizar-se com o ramo e o mercado. E enquanto empreendedor, invista na sua própria formação e educação. Participe em seminários e inscreva-se em congressos e cursos. Mantenha-se atualizado com o meio, porque este interfere diretamente na vida e na saúde dos seus membros.

 

5. Estratégia de investimento

Uma vez definida a identidade e a estrutura do seu ginásio, está na altura de enfrentar um dos maiores desafios à criação do seu novo espaço.

Este é um projeto que implica um grande investimento inicial, entre a localização, equipamentos, licenças e certificados. Para além destas despesas, tem sempre outros custos fixos e variáveis com o seu staff, manutenção e limpeza dos equipamentos, softwares, comunicação e publicidade.

Elabore um plano de negócios para o seu ginásio. Veja qual é orçamento que precisa e qual é o investimento a fazer, a longo e curto prazo. Como se tratam de valores muito elevados, pode ser necessário recorrer a fontes externas de financiamento.

 

6. Promoção do espaço

Manter os seus clientes felizes e satisfeitos, enquanto angaria novos membros, é essencial para o seu negócio. É um trabalho que requer dedicação e consistência, mas que traz grandes benefícios. O que interessa é que consiga cativar e dar experiências positivas e impactantes no seu espaço. Ao promovê-lo, está a disponibilizar plataformas para se relacionar melhor com os clientes.

Informe-se sobre o potencial do marketing digital, e das ferramentas que tem ao seu dispor. As redes sociais são um bom meio para partilhar os conteúdos que melhor representam o seu ginásio, e informar acerca das suas instalações. Invista forte na comunicação gráfica, em fotos e vídeos, e incentive o seu público com promoções e descontos.

 

7. Equipamento

A escolha do equipamento para o seu ginásio depende das modalidades desportivas e serviços que oferecerá. Para além da quantidade e qualidade, faça um bom balanço entre a versatilidade e a especialização. Reveja a identidade do seu ginásio e do seu público, e foque-se em servir ao máximo as necessidades destes.

Divida o seu espaço em zonas, para otimizar a disposição. Seja criativo, planeie o espaço disponível com base na quantidade de equipamento necessária, e tente conjugar o máximo de modalidades possíveis. Pode colocar diferentes pavimentos para criar áreas dinâmicas e próprias para os mais variados treinos.

 

Mantenha-se atualizado!

Esteja a par de todas as notícias e desenvolvimentos do seu setor. Para manter ativos os clientes que angariou, tem que reunir todas as condições para que estes tirem o máximo das suas instalações.

Preencha os dados abaixo. Um especialista Geometrik entrará em contacto consigo!