fbpx
isolamento acústico|Isolation acoustique

Isolamento acústico: Como reduzir o ruído no seu ginásio

Partilhar:

Ginásios, estúdios ou boxes de CrossFit são espaços com muita agitação e, portanto, com muito barulho ao longo do dia.

A queda constante de pesos, as máquinas de treino, as aulas, a música e as conversas produzem elevados níveis de ruído. Tal, não só incomoda os atletas e treinadores, como também a vizinhança.

Deste modo, é necessário adotar estratégias não só para absorver impactos e vibrações, mas também para atenuar os ruídos que se espalham pelo espaço. Assim, cria-se um ambiente mais agradável, melhora-se a experiência dos atletas e previnem-se problemas com os vizinhos.

 

Como melhorar o isolamento acústico do seu ginásio?

 

 

1. Instale o pavimento adequado

A vibração é um dos principais problemas nos ginásios. Aplicar pavimentos de borracha de alta densidade é uma excelente forma de resolver esta questão. Dependendo das necessidades do espaço, pode colocar pavimento em rolo ou em placas. Assim, em situações com queda de cargas, o pavimento absorve as vibrações, diminuindo a propagação do barulho.

 

2. Isole a base das máquinas

As máquinas dos ginásios estão na origem de parte dos ruídos existentes. Os impactos das passadas nas passadeiras de corrida fazem destas um dos equipamentos mais barulhentos. Com o aumento da velocidade, o som tende a piorar. Por isso, é essencial colocá-las sobre uma superfície estável, como placas de borracha, que amorteça os movimentos, permitindo uma corrida mais confortável.

 

3. Reduza os efeitos do eco

Os ginásios são locais propícios a ecos. Quando as superfícies não estão devidamente preparadas, o som reflete-se nelas e espalha-se. Aplicar um revestimento adequado, quer no chão, quer nas paredes, é uma boa forma de reduzir os efeitos do eco e minimizar o desconforto dos atletas.

Tendo essa possibilidade, opte por revestir as paredes com materiais que garantem um maior isolamento acústico e térmico, como painéis de madeira ou revestimentos em cortiça. Estas poderão ser alternativas para dar mais conforto ao seu espaço e, simultaneamente, servir como decoração do seu ginásio.

 

Dicas para reduzir o barulho no seu ginásio?

✔️ Organização ponderada das salas e horários. Evite colocar aulas de grupo barulhentas na mesma hora e perto das aulas de yoga ou pilates, uma vez que estas requerem mais silêncio.

✔️ Controle o volume da música do seu espaço, principalmente em horas de mais movimentação.

✔️ Peça aos seus atletas para terem algum cuidado com o tom e volume da voz. O barulho da multidão destabiliza quem está a treinar em ambientes mais tranquilos.

✔️ Faça manutenção regular das máquinas. Um equipamento mal oleado provoca sons incómodos para os atletas, mas que podem ser facilmente mitigados.

✔️ Sempre que possível, opte por máquinas mais silenciosas. Apesar de representarem um investimento superior, serão mais benéficas a longo prazo.

 

Ter um espaço com menos ruído é uma vantagem para todos. Melhorar o isolamento acústico do seu ginásio pode ajudar a fidelizar mais clientes. Afinal, ninguém gosta de treinar em espaços barulhentos e confusos.

Preenche os dados abaixo. Um especialista Geometrik entrará em contacto!