A indústria fitness ainda vive a par com muitos mitos. Difíceis de combater, principalmente porque a (des)informação está à distância de um clique, prometem treinos milagrosos para ganhar massa muscular ou perder peso. A personal trainer Sofia Barros identificou 3 desses mitos e desmistificou-os.

1. Perda de gordura localizada

Fazes muitos abdominais a pensar que vais eliminar gordura localizada e ficar com o “six pack”? Isso é um mito! Não há perda de gordura localizada, só generalizada. Ao trabalhar apenas um grupo muscular, estarás a reforçar o músculo, mas a gordura não desaparece. Ou seja, se não considerares outras variáveis na perda de gordura, ficarás com os abdominais desenvolvidos, mas a gordura continuará por cima a escondê-los.

2. Só cardio para emagrecer

O cardio por si só, por implicar maior transpiração, não se traduz em perda de gordura. Ou seja, não há perda de gordura por fazer cardio. Apesar de haver perda de peso, esta deve-se, em parte, à perda de massa muscular. Para isso, é necessário um treino transversal, equilibrando o treino cardiovascular com treino de força e com uma boa alimentação.

3. Pilates e hidroginástica são sempre uma boa solução

Apesar da recomendação médica para a prática de pilates e hidroginástica, nem sempre estas atividades são a melhor opção. Os casos têm de ser avaliados individualmente, já que, por exemplo, no pilates, nem todos os exercícios são indicados para as diferentes lesões. São, sim, ótimas soluções para pessoas em início de atividade física, devido aos movimentos controlados.
Mais, o médico não tem as qualificações para prescrever atividades físicas. Por isso, apenas deve recomendar a prática de exercício físico e não modalidades específicas.