Muitas vezes, a busca para conseguir os melhores equipamentos atira para segundo plano a escolha do pavimento desportivo. Porém, ao contrário do que possa parecer à partida, esta não é a melhor forma de atuar.

Planear a abertura de uma box pode ser um processo tão entusiasmante como desafiante. O foco está no desejo de criar um espaço acolhedor, com todas as valências e condições para a prática desportiva. Mas oferecer condições ótimas para que os atletas possam ali passar a melhor hora do seu dia depende de algumas decisões fulcrais.

Os pavimentos desportivos não são todos iguais!

Já pensou naquele shoulder to overhead pesado de que tanto se orgulha? Na sensação única de deixar cair a barra lá de cima e sentir as vibrações subirem pelo corpo? Naquele pico de adrenalina no momento em que a barra atinge o solo? Pois! Os restantes colegas de aula podem não apreciar tanto assim essa situação. Isto porque, sem o pavimento desportivo adequado, o treino deles acaba por ser afetado pelo seu momento de glória. Assim, a seleção do piso certo tem uma importância fulcral na qualidade do treino que a box oferece aos sócios.

Vantagens de adequar o piso desportivo às necessidades dos atletas:

  • Ter estabilidade a cada salto para a Plyo Box;
  • Sentir segurança nos pés quando está a tentar aquele PR que há tanto tempo deseja;
  • Usufruir do conforto de fazer uma sequência de power cleans touch and go. Com o piso certo, não vai sentir o impacto no corpo de cada vez que a barra bate no chão.

Boas escolhas trazem grandes poupanças!

As vantagens da utilização do piso adequado vão além do conforto dos utilizadores do espaço. A sua carteira também agradece!

O constante impacto de grandes cargas num pavimento com reduzidas propriedades de dissipação de vibração irá deteriorar o espaço. Na verdade, todo o ambiente circundante (paredes e teto) sofre com as vibrações recorrentes. Com o passar do tempo, pode dar-se o aparecimento de fissuras, que pode levar a danos irreversíveis na estrutura da box.

Além disso, também o seu equipamento de treino beneficia de uma correta solução de pavimentação. Um piso sem propriedades de atenuação de impacto irá ter efeitos negativos sobre o material. No momento do impacto, toda aquela força vai atingir a base, bumpers e barra. O resultado é uma redução do tempo de vida útil de todo o equipamento sujeito a uma utilização intensiva.

Como escolher o melhor pavimento desportivo?

Sabe quais as principais características que devem ser consideradas na aquisição da solução de pavimentação para a sua box? A Geometrik, empresa especializada em pavimentação desportiva, dá-lhe a resposta!

Os pisos de borracha possuem excelentes propriedades de dissipação das vibrações e restituição de energia. Desse modo, aumentam consideravelmente o índice de proteção dos equipamentos de treino, bem como de toda a estrutura do espaço. A borracha oferece uma elevada densidade, um bom rácio de tração/deslize e elevado índice de atenuação de impacto. É por isso que estes pisos oferecem a estabilidade e segurança necessárias para a execução de movimentos variados.

As placas de borracha de alta densidade, por exemplo, oferecem diversas vantagens. Medindo 1x1m, são de fácil instalação. Por outro lado, permitem uma substituição regular e individual nas zonas de maior tráfego. Assim, é possível manter um pavimento de qualidade sem a necessidade de fazer um grande investimento.

Em suma, fazer uma escolha adequada do pavimento desportivo está longe de ser uma questão de luxo. É, sim, uma opção responsável que vai garantir a satisfação de todos os que utilizam o espaço. O feedback é unânime: um pavimento adequado melhora em larga escala a experiência dos atletas!