São vários os fatores que pesam na hora de optar pelo pavimento fitness a instalar num recinto desportivo. Fazer uma escolha adequada às suas necessidades é essencial!

Por um lado, devemos naturalmente garantir a segurança e o conforto do atleta. Por outro, a otimização dos custos de instalação e manutenção do pavimento selecionado são importantes.

Como escolher o melhor pavimento fitness?

Tomar a decisão mais apropriada sobre o melhor pavimento fitness tem consequências diretas na longevidade do espaço desportivo. Mas, dada a enorme variedade de materiais existentes no mercado, como deve ser feita a escolha do piso? Antes de mais nada, há que procurar respostas para estas 3 importantes questões:

Qual o nível de investimento previsto para a instalação do piso?

Qual o tipo de atividade desportiva a que o pavimento será sujeito?

Quais as características do local onde se pretende instalar o piso?

Respondidas estas perguntas, é possível planear uma resposta verdadeiramente apropriada às suas necessidades. Só assim vai conseguir encontrar o pavimento fitness que mais se adequa.

Pavimentos mais comuns para a prática desportiva

Relva sintética

A utilização mais comum é em exercícios de deslize de trenó e em todo o tipo de treinos funcionais. Graças às suas características (elevada resistência e coeficiente de atrito reduzido), é uma solução apta para indoor e outdoor. Este produto combina baixo custo de manutenção com alta durabilidade.

Soluções em borracha

Na categoria dos pisos sintéticos, temos também o revestimento de borracha. Este tipo de pavimento fitness proporciona uma prática segura e confortável, podendo ser aplicado nos mais variados espaços.

  • Rolos de borracha – São ideais para os treinos de fitness, cardio e musculação. Existe também a possibilidade de instalar rolos coloridos, permitindo criar uma pista de atletismo indoor;
  • Placas de borracha de alta densidade – Este material possui uma elevada capacidade de absorver impactos e restituir a energia controlada. É o mais indicado para crosstraining e todo o tipo de atividades que requeiram uma boa absorção de impactos.

Tatami

Estas placas são a melhor solução para a prática de desportos de combate. As suas propriedades oferecem aos atletas um grau de conforto e segurança elevados. São duráveis e feitas à base de materiais não-tóxicos. A sua simples instalação e manutenção permitem também obter espaços de fácil higienização.

Madeira

O seu uso é recomendado apenas em espaços indoor. Uma das mais importantes utilizações dos pavimentos de madeira é a prática de exercícios de weightlifting. Para este tipo de atividades, é importante haver uma base estável, que não comprima nem deslize, prevenindo lesões graves.

Podemos, então, constatar que a existência de diversos tipos de pavimentos fitness não tem de tornar a escolha mais difícil. Muito pelo contrário, uma vez que a variedade de opções permite encontrar soluções adequadas às suas necessidades.

Como vimos, é essencial ter a finalidade do piso bem definida, assim como as condições a que este será sujeito. Dessa forma, a seleção pode ser feita por exclusão de partes, o que certamente o conduzirá à solução ideal.

Espessura pavimentos para diferentes modalidades