O pavimento do ginásio é uma superfície propícia à propagação de bactérias e doenças. Mas não tem de ser assim. Há cuidados simples que podem evitar esta tendência.

O setor dos ginásios e outros espaços de musculação e fitness está mais competitivo do que nunca. Como tal, qualquer fator de disparidade (positiva ou negativa) pode fazer a diferença face à concorrência.

Na hora de angariar novos clientes e manter a fidelização dos já existentes, a limpeza e o asseio são vitais. Nesse sentido, deixamos-lhe 5 conselhos para manter o seu espaço de treino limpo e livre de impurezas.

1. Introduzir regras internas

Grande parte da sujidade nos pavimentos de ginásio pode ser evitada à partida. A instauração de uma listagem de regras de conduta, a serem seguidas pelos atletas, pode ser o primeiro passo. Adicionalmente, implementar comportamentos de higiene irá facilitar muito as tarefas de limpeza diária dos espaços e equipamentos.

Se algumas impurezas, como o  e os cabelos, são praticamente inevitáveis, outras não. Entre as possíveis regras a implementar, salientam-se as seguintes:

  • Proibição de comer no recinto destinado ao treino;
  • Obrigatoriedade de cada cliente ter consigo uma toalha pessoal, para usar aquando da utilização dos aparelhos;
  • Colocação de tapetes em todas as portas de acesso ao recinto. Desta forma simples, vai evitar a propagação de detritos por todo o pavimento do ginásio.

2. Higienizar os equipamentos

Em muitos espaços de fitness, tornou-se habitual os clientes limparem as máquinas com uma toalha, após a sua utilização. Apesar de secar o suor, isto não mata as bactérias nem evita a sua propagação de uma máquina para outra.

Embora os clientes possam ajudá-lo a manter a limpeza dos equipamentos, obviamente não é algo da responsabilidade deles. Por isso, certifique-se de que a sua equipa de limpeza trata de higienizar cada máquina de forma regular e eficaz.

3. Escolher um pavimento de ginásio adequado

A escolha do pavimento desportivo pode também fazer a diferença na hora de efetuar a limpeza do espaço. Um piso apropriado, livre de componentes tóxicos e que tenha uma superfície fácil de limpar, irá facilitar muito a tarefa. Limpando a vapor ou com um pano ou esfregona, removerá o suor, a gordura e os odores muito rapidamente. Basta que tenha um pavimento de ginásio adequado.

4. Higienizar o pavimento

O pavimento dos espaços desportivos é um dos que mais sofre com sujidade diária, por exemplo, através de lixos provenientes do exterior, da utilização de magnésio em atividades como o cross training e do derrame de líquidos trazidos pelos utilizadores. Como tal, aconselhamos a limpeza diária do mesmo.

Deve começar a higienização aspirando o seu pavimento desportivo e, de seguida, fazendo uma lavagem com uma esfregona (preferencialmente de microfibra). Utilize um detergente de PH neutro para evitar danificar o pavimento e, se possível, água quente, sendo desta forma algumas sujidades mais fáceis de remover.

A limpeza pode sofrer alterações dependendo do piso. Se tiver dúvidas em relação à higienização do seu pavimento, entre em contacto connosco.

5. Definir e cumprir rotinas de limpeza

Depois de definir uma rotina de limpeza, há que cumpri-la à risca. Identifique e defina as necessidades do seu espaço por hora, por dia e por semana. Por exemplo, uma limpeza a meio do dia permitirá que os clientes noturnos também treinem num espaço higienizado. Caso contrário, quem frequenta as aulas noturnas vai notar os espaços já sujos pelos atletas da manhã.

Certifique-se também de que aspira o pavimento do ginásio com regularidade, para remover quaisquer detritos.

Em suma, a limpeza é fundamental para garantir que o seu ginásio é atrativo para os atuais e futuros clientes. Mantê-lo impecavelmente limpo é essencial para a saúde e satisfação dos atletas. Por outro lado, contribui para a reputação da empresa, pelo que deve ser a sua principal prioridade.

A gerência deve verificar regularmente se os procedimentos de limpeza estão a ser seguidos e os produtos usados corretamente. Esta conduta vai ajudar a aumentar o número de associados e a prolongar a vida útil dos equipamentos. É também uma forma de garantir a satisfação contínua dos membros que frequentam o espaço.