fbpx
gym floor in poor condition

A importância do piso na preservação de um espaço desportivo

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O piso de um espaço desportivo é determinante para a preservação dos equipamentos e do edifício. A espessura do pavimento é uma das características que tem mais impacto na durabilidade dos materiais, no surgimento de fissuras nas paredes e na segurança e conforto dos atletas. Por isso é tão importante dar-lhe a devida atenção.

 

Nos equipamentos desportivos

Quando o chão do seu ginásio ou box não está revestido com o pavimento adequado e com a espessura certa, os materiais de treino, como discos, kettlebells e halteres, têm maior probabilidade de se danificarem. Isto acontece porque o impacto causado na queda é muito forte e não existe uma camada de amortecimento que suavize o choque. É por isso que os seus discos racham facilmente.

Assim, usar um piso apropriado pode fazer toda a diferença na durabilidade dos equipamentos e no seu orçamento, já que não terá de adquirir materiais novos com tanta frequência.

 

Nos atletas

Pavimentos desportivos, como o Tatami, proporcionam mais conforto e segurança ao atleta, comparativamente a outras soluções de piso com menos capacidades de absorção de impactos.

Quando os treinos envolvem saltos, quedas ou mudanças bruscas de direção, é importante ter um pavimento que reduza a probabilidade de lesões principalmente a nível muscular, articulações e hematomas.

As propriedades antiderrapantes do piso também são uma vantagem para os atletas, principalmente em dias mais húmidos, em que as superfícies ficam ressoadas e é inevitável que alguns dos seus atletas venham do exterior com o calçado molhado. Por outro lado, terá menos preocupações de segurança depois de limpar o chão, já que este não ficará escorregadio, como acontece em pavimentos polidos.

 

Na estrutura do edifício

As vibrações causadas pela queda de cargas pesadas afetam não só o local onde caem, como toda a estrutura. Num ginásio ou numa box de CrossFit, essas quedas são frequentes e as vibrações no espaço podem ser constantes. A longo prazo, isto vai provocar fissuras no edifício e gastos acrescidos em obras estruturais. Por isso, é essencial optar por um pavimento que absorva estes choques.

Mais ainda, com o pavimento adequado vai melhorar o isolamento acústico do seu espaço. Assim, terá um ambiente mais agradável e prevenirá problemas com a vizinhança.

 

O pavimento de borracha em rolo é uma boa solução para áreas com treino funcional e musculação. No entanto, para atividades como o crosstraining, em que a queda de pesos é constante, as placas de borracha são a opção mais conveniente. Na escolha do piso desportivo, considere sempre as modalidades praticadas no seu espaço fitness.

Durante o planeamento do seu ginásio, o pavimento pode parecer secundário. Porém, a longo prazo é um elemento-chave para a segurança e conforto do espaço. Por isso, não tente reduzir estes custos iniciais, porque sairá mais caro no futuro.

 

CONHECER PAVIMENTOS DESPORTIVOS

Preencha os dados abaixo. Um especialista Geometrik entrará em contacto consigo!