O piso de um espaço desportivo é determinante para a preservação dos equipamentos e do edifício. A espessura do pavimento é uma das características que tem mais impacto na durabilidade dos materiais, no surgimento de fissuras nas paredes e na segurança e conforto dos atletas. Por isso é tão importante dar-lhe a devida atenção.

Nos equipamentos desportivos

Quando o chão do seu ginásio ou box não está revestido com o pavimento adequado e com a espessura certa, os materiais de treino, como discos, kettlebells e halteres, têm maior probabilidade de se danificarem. Isto acontece porque o impacto causado na queda é muito forte e não existe uma camada de amortecimento que suavize o choque. É por isso que os seus discos racham facilmente.

Assim, usar um piso apropriado pode fazer toda a diferença na durabilidade dos equipamentos e no seu orçamento, já que não terá de adquirir materiais novos com tanta frequência.

Nos atletas

Pavimentos desportivos, como o Tatami, proporcionam mais conforto e segurança ao atleta, comparativamente a outras soluções de piso com menos capacidades de absorção de impactos.

Quando os treinos envolvem saltos, quedas ou mudanças bruscas de direção, é importante ter um pavimento que reduza a probabilidade de lesões principalmente a nível muscular, articulações e hematomas.

As propriedades antiderrapantes do piso também são uma vantagem para os atletas, principalmente em dias mais húmidos, em que as superfícies ficam ressoadas e é inevitável que alguns dos seus atletas venham do exterior com o calçado molhado. Por outro lado, terá menos preocupações de segurança depois de limpar o chão, já que este não ficará escorregadio, como acontece em pavimentos polidos.

Na estrutura do edifício

As vibrações causadas pela queda de cargas pesadas afetam não só o local onde caem, como toda a estrutura. Num ginásio ou numa box de CrossFit, essas quedas são frequentes e as vibrações no espaço podem ser constantes. A longo prazo, isto vai provocar fissuras no edifício e gastos acrescidos em obras estruturais. Por isso, é essencial optar por um pavimento que absorva estes choques.

Mais ainda, com o pavimento adequado vai melhorar o isolamento acústico do seu espaço. Assim, terá um ambiente mais agradável e prevenirá problemas com a vizinhança.

O pavimento de borracha em rolo é uma boa solução para áreas com treino funcional e musculação. No entanto, para atividades como o crosstraining, em que a queda de pesos é constante, as placas de borracha são a opção mais conveniente. Na escolha do piso desportivo, considere sempre as modalidades praticadas no seu espaço fitness.

Durante o planeamento do seu ginásio, o pavimento pode parecer secundário. Porém, a longo prazo é um elemento-chave para a segurança e conforto do espaço. Por isso, não tente reduzir estes custos iniciais, porque sairá mais caro no futuro.