O pavimento desportivo deve ser escolhido em função da utilização que terá. Por isso, há características às quais deve dar especial atenção, uma vez que afetam a segurança e o conforto dos atletas.

A espessura é das propriedades que mais influencia a resistência e durabilidade dos materiais, bem como o tipo de treino que se pode praticar no espaço.

Porquê evitar pavimento de baixa espessura?

1. Maior risco de danos e lesões

Se a espessura for demasiado baixa, maior será a probabilidade de danificar o chão e os equipamentos . Mais ainda, estará a colocar em risco a segurança e conforto dos seus atletas, já que o pavimento não terá densidade suficiente para absorver devidamente o impacto nas quedas e saltos.

2. Menor isolamento acústico

A densidade e espessura do pavimento desportivo contribuem para atenuar as vibrações de impacto, garantindo um isolamento acústico mais eficaz. Quanto maior for a espessura, menos ruídos e vibrações terá no seu espaço fitness e na vizinhança

Significa que os seus atletas poderão deixar cair barras ou halteres sem incomodar quem está a treinar. Também os seus vizinhos irão agradecer, principalmente se o espaço for numa zona residencial ou comercial.

3. Menos atividades desportivas

Ao optar por pavimentos com espessuras mais elevadas, estará a criar um espaço multidisciplinar. Ou seja, com um só pavimento conseguirá ter diferentes atividades no seu ginásio. Em contrapartida, pavimentos de baixa espessura, não são recomendados para treinos com cargas elevadas, como acontece em boxes de CrossFit.

4. Menor durabilidade do pavimento

Num pavimento cuja espessura é muito baixa, o desgaste será maior e, por isso, durará menos. Ou seja, se optar por instalar em áreas de tráfego intenso, provavelmente terá de substituí-lo rapidamente.

A importância de um pavimento desportivo de espessura adequada

Independentemente do seu espaço de treino, o revestimento do piso deve ser uma prioridade. Isto, porque, seja qual for o material de fitness que utilize, haverá sempre contacto com o chão. Ou seja, se a espessura for inadequada, poderá ter prejuízos avultados nos equipamentos e na estrutura do espaço.

Máquinas de treino (como passadeiras, trenós e racks) tendem a ser pesadas e exigem suporte. Também os halteres, kettlebells e barras de musculação podem sujeitar o piso a fortes impactos, logo, necessitam de uma base sustentada.