fbpx
sol sportif

4 Desvantagens de um pavimento desportivo com baixa espessura

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na hora de escolher um pavimento desportivo, existem características importantes que deve ter em atenção, independentemente da intensidade da utilização que lhe pretende dar.

A resistência, a absorção de impactos e a durabilidade dos materiais estão diretamente relacionados com a espessura do pavimento. Este conjunto de fatores deve sempre ser adaptado às necessidades de cada espaço e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e conforto de quem o utiliza.

 

A importância de escolher um pavimento desportivo de espessura adequada

Tanto nos ginásios, como numa box de crossfit, ou até numa área destinada ao treino em casa, o revestimento do piso deve ser uma prioridade.

Ao escolher um pavimento desportivo com baixa espessura estará a negligenciar a longevidade dos seus equipamentos de treino, promovendo o seu desgaste precoce.

Seja qual for o material de fitness que utilize, haverá sempre algum grau de contacto com o chão. Máquinas de treino diversas (como passadeiras e outros aparelhos) tendem a ser pesadas e exigem um suporte adequado. Também os halteres, kettlebells e barras de musculação podem sujeitar o piso a fortes impactos.

Quanto maior for a espessura e a qualidade dos materiais do seu pavimento, maior será a dissipação de energia, o que reduz a força de impacto que o atinge. Ao revestir o seu espaço com um piso adequado estará também a zelar pelos seus equipamentos.

Instalar um revestimento de qualidade vai evitar danos desnecessários, tanto no seu material de treino, como no próprio pavimento.

Em suma, deve adequar o tipo de pavimentação desportiva às necessidades de cada local, quer se trate de um espaço desportivo ou de uma zona de lazer ou de passagem. Na Geometrik, encontra diferentes opções de pavimentação de alta qualidade, tais como o Gymfloor e as Alpha Tiles.

 

Pavimentos de baixa espessura: Que consequências podem ter?

Como vimos, um pavimento desportivo com baixa espessura, não dará uma resposta apropriada em zonas sujeitas a um tráfego intenso ou a elevadas cargas diárias.

Eis as principais desvantagens de aplicar um piso que não preenche os requisitos a nível de espessura:

 

1. Aumento do risco de danos e lesões

A escolha de um bom revestimento vai proteger o seu pavimento, os acessórios e aparelhos de treino e os próprios atletas.

Por sua vez, aplicar um revestimento de baixa espessura, terá o resultado oposto. Os níveis de estabilidade e a durabilidade dos materiais ficarão comprometidos e aumentará também o risco de lesões.

 

2. Problemas na absorção de impacto e no isolamento acústico

Um piso com baixa espessura não dará uma resposta competente ao peso e aos impactos dos diversos aparelhos de treino. É de extrema importância que o pavimento seja capaz de amortecer e absorver esse tipo de carga.

Para além disto, a densidade e espessura do pavimento desportivo contribuem para atenuar as vibrações de impacto, garantindo um isolamento acústico mais eficaz.

 

3. Diminuição dos níveis de conforto e segurança

Num espaço dedicado à prática desportiva, um pavimento mais fino oferece uma resistência menor e compromete o conforto dos seus utilizadores.

A segurança dos desportistas é outro aspeto que pode ser influenciado negativamente. Em caso de queda, um piso de fraca qualidade não absorve tanto o impacto, o que pode causar lesões.

 

4. Prejuízo do desempenho desportivo

Em função de todas as desvantagens apontadas anteriormente, a experiência de treino, num local com pavimento desportivo de baixa espessura, será, também ela, prejudicada.

O desconforto físico e acústico, associado ao risco elevado de aparecimento de lesões acabam por comprometer a performance dos atletas.

 

Como vê, existem várias condicionantes a ter em conta na escolha de um pavimento desportivo e a espessura e qualidade deste tipo de materiais é determinante.

Mas não tem de ficar com toda a responsabilidade desta seleção! Com a ajuda dos especialistas da Geometrik, encontrará o pavimento adequado às suas necessidades no que toca à resistência, conforto, espessura e muito mais.

 

Quero saber mais sobre pavimentação desportiva

Preencha os dados abaixo. Um especialista Geometrik entrará em contacto consigo!