Abrir uma box de CrossFit pode ser um processo tão entusiasmante como desafiante, já que é necessário tomar decisões que impactarão a qualidade de treino dos atletas.

O pavimento é um dos aspetos a ter mais atenção, porque deve garantir segurança, estabilidade e conforto. As placas de borracha, como as Alpha RX, são das opções mais vantajosas. Podem ser instaladas no interior ou no exterior e protegem o espaço, os equipamentos e os atletas.

4 Vantagens das placas de borracha 

1. Facilidade de instalação e manutenção 

Basta pousá-las no local desejado, sem necessidade de aplicar cola para fixá-las ao chão. Assim, pode substituí-las facilmente quando apresentam maior desgaste.

Por outro lado, consegue reutilizá-las e criar espaços temporários na box.

A manutenção e limpeza deste pavimento é muito simples. Depois de remover os detritos maiores, o aspirador será suficiente para limpar a superfície. Na higienização, pode usar uma esfregona, mopa ou máquina lavadora de escovas macias. Detergentes com pH neutro são os mais adequados.

Mário Rosa, da Academia do Rosa, é testemunha da versatilidade das Alpha RX e afirma: “É fácil de limpar e não aparece cotão. A aplicação é muito fácil e as placas, devido ao seu peso, não deslizam”. Também José Diaz, da Ativ Academy, destaca “a instalação muito simples” do piso.

2. Segurança e conforto 

As placas de alta densidade têm grande capacidade de absorção de impactos e vibrações. Desta forma, oferecem mais comodidade aos atletas durante os treinos intensivos.

Sendo antiderrapantes, dão mais estabilidade e segurança, minimizam o risco de quedas e ajudam a prevenir lesões nas articulações. Assim podem ser usadas na prática de diversos exercícios, desde o levantamento de peso olímpico a exercícios de condicionamento e endurance.

“Piso muito mais agradável, confortável e com acústica muito boa. Bom com a chuva, porque absorve bem a água dos pés e as sapatilhas não escorregam no esforço dos exercícios.”

Academia do Rosa 

3. Proteção do edifício e equipamentos

Ao utilizar placas de borracha estará a proteger o edifício. O elevado nível de proteção que estas oferecem minimiza os danos no chão original, na estrutura do edifício e nos equipamentos. Assim, estará a aumentar a proteção e durabilidade de todas as envolventes do treino, rentabilizando ao máximo o seu investimento.

4. Longevidade e resistência

A longevidade do pavimento depende da correta utilização e higienização. Faça uma manutenção cuidada e regular e evite arrastar equipamentos pesados, como trenós. Cumprindo estas diretrizes, as Alpha RX podem durar anos, mantendo a resistência e performance que o nível dos seus treinos exige.

As placas de borracha são resistentes ao calor e humidade, podendo ser aplicadas no exterior sem danificar.

Uma box de CrossFit é sempre um espaço de utilização intensiva e com diversos equipamentos. Assim, e para segurança de tudo e todos, é essencial assegurar que o pavimento escolhido tem as características indispensáveis para manter o conforto e segurança dos atletas ao longo dos anos.