As placas de borracha são ideais para treinos de musculação e alta intensidade, como o CrossFit e o Cross Training. No entanto, não são todas iguais e é importante saberes o que deves considerar ao fazeres a tua escolha.

O que é mais importante no piso de ginásio?

Instalação

O pavimento de borracha em placa é o mais fácil de instalar, quando comparado com o rolo. Só tens de pousar e encostar as placas umas às outras. Isto dá-te a liberdade para criar espaços temporários, de alterar as áreas de treino e até mesmo de trocar de instalações reutilizando o piso. Por ser uma opção tão prática, também é muito recomendado para ginásios em casa.

Superfície

A superfície deve ser compacta e antiderrapante, para dar mais estabilidade na execução dos exercícios e evitar quedas. A porosidade das placas tem impacto na estética do pavimento, mas não na segurança dos teus atletas.

Descobre as Alpha RX

Para teres um acabamento liso e sem porosidade, semelhante ao do rolo de borracha, sem perderes capacidade de performance, absorção e conforto, tens as Alpha Burly. São visualmente mais apelativas e mantêm a sua alta densidade e eficácia nos treinos mais exigentes.

Descobre as Alpha Burly

Densidade

Cuidado: a densidade do pavimento não é tudo e não faz dele mais durável. Há muito mais que deves considerar! A densidade diz respeito à quantidade de borracha (Kg) em função da quantidade de cola/resina (m3). Para teres as melhores placas de borracha, é fundamental que haja um equilíbrio entre os dois componentes.

As placas podem ser muito densas, porque têm muita borracha na composição, mas desfazerem-se facilmente, porque a quantidade de cola não acompanha a de borracha. Para avaliares a densidade e equilíbrio de borracha e cola, dobra os cantos das placas. Se dobrarem facilmente ou partirem, não têm a cola necessária para fazer delas um pavimento durável. Ou seja, uma boa distribuição de cola e borracha, permite que haja menos libertação de grão e, por consequência, menos visibilidade de desgaste. Assim tens um pavimento em bom estado durante vários anos, mesmo em ginásios ou boxes com treinos intensos e com grande circulação de atletas.

Normalmente encontras os valores da densidade na ficha técnica do pavimento. É provável que variem entre as diferentes marcas, já que as placas de borracha são diferentes e não têm todas a mesma composição. Mas já sabes, não olhes só aos números – testa o produto!

Isolamento Acústico

Em treinos com pesos, barras ou máquinas, como a passadeira, as placas de borracha dão-te mais isolamento acústico. Como tem excelentes propriedades de amortecimento, faz com que haja menos propagação de ruídos e vibrações pela vizinhança. Isto é particularmente importante, principalmente se o teu ginásio for numa zona residencial. Os treinos serão mais cómodos para todos e os teus vizinhos terão menos queixas de ruídos.

Estando inserido numa zona residencial, a Box Training, em Espanha, tinha a necessidade de controlar os ruídos e vibrações do espaço. As placas Alpha RX foram a solução ideal para dar mais isolamento acústico, como Ángel López, proprietário, refere:

“Compré losetas de 40mm y de 25mm, ambas de muy buena calidad y durabilidad, perfectas para ejercicios con peso libre, aíslan del sonido y vibraciones.”

Ángel López, Box Training

Absorção de Impacto

Um dos aspetos mais relevantes num pavimento para ginásio é a capacidade de absorção de impacto e deves considerá-lo sempre aquando da escolha das placas de borracha. Este influencia diretamente o conforto e segurança dos atletas, bem como a proteção de equipamentos e infraestruturas.

O objetivo é que os teus atletas não se aleijem quando estão a fazer exercícios de elevado impacto nas articulações e joelhos, como saltos e corrida. A capacidade de amortecimento do pavimento dá uma sensação mais suave na execução deste tipo de exercícios, diminui o risco de lesões dos teus atletas e melhora a performance.

Além disso, é algo que deves considerar quando há queda de pesos ou de outros equipamentos, já que a probabilidade de se danificarem é maior se for num pavimento duro, como cimento/betão ou madeira. Tal acontece, porque o impacto da queda é muito forte e, não havendo camada de amortecimento, não há como suavizar o embate do equipamento. O mesmo poderá acontecer com a base. Se a placa não tiver capacidade de absorção suficiente, em situações de queda continuada de peso, poderão surgir fissuras no chão e na parede do edifício, pondo em risco a infraestrutura e a segurança de todos. Por isso, recomendamos que ajustes a espessura das tuas placas de borracha em função do tipo de treinos que terás no teu ginásio ou box de CrossFit.

Espessura

As placas de borracha, como as Alpha RX, têm diferentes espessuras. Dependendo do tipo de treino e/ou modalidades que ofereces e/ou praticas, a espessura necessária vai variar. Para treinos funcionais podes usar pavimento com espessura mais baixa. No entanto, exercícios com pesos elevados obrigam-te a espessuras mais altas, que te darão mais proteção.

Que espessura devo usar no meu ginásio?

Como aplicar placas de borracha no exterior?

As placas Alpha podem ser aplicadas no exterior, sendo ideias pelo conforto que dão em exercícios de alta intensidade. Neste caso, recomendamos que as coles ao chão com cola bicomponente, para evitares folga e movimentação entre as placas. Isto, porque sendo de borracha, é normal contraírem e dilatarem com o calor e o frio. Como a cola é uma forma de fixação permanente, impede que as placas mudem facilmente de forma, apesar da temperatura ambiente.

Nas aplicações em exterior, tem atenção à superfície e composição da placa. Uma vez que estão expostas à chuva e ao sol, o pavimento deve ser antiderrapante, principalmente se estiver molhado, para evitares quedas e lesões de atletas. Não queres ninguém a escorregar no ginásio!

Como limpar as placas de borracha?

Faz uma limpeza regular do pavimento. Recomendamos que aspires ou varras os detritos maiores e, de seguida, passes a esfregona ou mopa com detergentes neutros, que encontras em qualquer supermercado. Assim, as placas mantêm-se em bom estado e duram mais tempo. Para veres todos os detalhes de manutenção, vê o nosso vídeo.

Há muito que deves considerar quando escolhes as tuas placas de borracha. Se ainda tiveres dúvidas em relação às melhores placas de borracha para o teu ginásio, fala connosco. Damos-te todos os conselhos e informações que precisares!