Para 2023, esperam-se mudanças a nível mundial e os negócios de fitness não serão exceção. O que hoje parece uma barreira, na verdade pode ser uma oportunidade de crescimento. Por isso, adapte o seu espaço fitness às novas realidades, para captar novos clientes e fidelizar os que já estão consigo.

Mas o que vai mudar em 2023? Quais serão as tendências? Pedimos a Pedro Pereira, dono do ‘Off Limits CrossFit’, e a David Maia, proprietário do ‘Do It Training Studio’, para nos darem a sua visão do que podemos esperar do comportamento dos atletas e do mercado no próximo ano.

Quais as tendências para os negócios fitness em 2023?

1. Treino com PT

Já reparou que existem cada vez mais aulas com PT? Pela experiência de David Maia e Pedro Pereira, parece que vieram para ficar em 2023.

“Não querendo chegar a brasa à minha sardinha, o Personal Trainer terá cada vez mais importância, visto que proporciona um treino mais seguro, principalmente em idades mais avançadas. É mais motivador e individualizado.

David Maia

“Vemos cada vez mais o treino diferenciado com Personal Trainer como um ponto muito positivo. Desde a pandemia, verificou-se que deixou de ser visto como um ‘luxo’ e passou a ser algo mais virado para uma necessidade.”

Pedro Pereira

2. Tecnologia de apoio ao treino

“Tal como em 2022, uma tendência será a incorporação da tecnologia no treino. Cada vez mais o cliente gosta de ver resultados mensuráveis rapidamente. A utilização de smartwatches e até mesmo [de] bandas biométricas continuará a ser um ‘must’ para muitos clientes poderem estar em controlo das calorias queimadas ou, até mesmo, monitorizarem a sua recuperação entre treinos.”

Pedro Pereira

3. Mais flexibilidade e horários

“Não podendo prever o futuro, posso partilhar o que tenho visto pela Europa e a sua mudança pós pandemia. Acredito que os ginásios terão de ser mais flexíveis – os clientes, cada vez mais, têm horários de trabalho diferenciados, flexíveis, em casa e no escritório, e a rotina que víamos em 2019, já não existe a 100%. Esse será um fator chave para os negócios fitness.”

Pedro Pereira

Para validar uma nova aula ou horário, pergunte aos seus clientes se têm interesse em participar, ou se têm outras sugestões que funcionem melhor para eles.

4. Aulas online, ao ar livre ou de grupo

“As tendências para o próximo ano, na minha opinião, serão muito idênticas ao que se tem feito nos últimos tempos. Aulas online, rápidas e de fácil execução.

O exercício físico ao ar livre, tendo tido maior adesão durante e pós o covid, certamente será mantido no próximo ano. Não tem dispêndio monetário e pode ser realizado em qualquer local, nomeadamente as corridas.

[Também espero] uma maior procura pelas aulas de grupo, visto serem mais dinâmicas e motivadoras. Algo que a população de forma geral pretende – treinos curtos, dinâmicos, divertidos e que as façam libertar energia.”

David Maia

5. Aulas curtas de alta intensidade

“A incorporação do treino de resistência de alta intensidade – se antes víamos o HIIT como uma modalidade altamente apetecível pela sua intensidade elevada e curta duração de treino, acredito que o upgrade seja a inclusão cada vez maior de treino de força de alta intensidade – estilo CrossFit.”

Pedro Pereira

Os seus clientes continuarão a procurar diferentes tipos de treino. Por isso, esteja atento de forma a garantir que está sempre um passo à frente para satisfazê-los.

O que farão para se adaptarem às novas tendências?

No Off Limits CrossFit, Pedro Pereira está a adotar uma abordagem mais familiar e de proximidade com os clientes, assim como a continuidade dos cuidados com a higienização trazidos pela pandemia.

“Claramente percebemos que após a pandemia os níveis de exigência de limpeza/higienização dos espaços vieram para ficar e que os canais de comunicação com o cliente têm de estar muito bem abertos e serem diversificados, bem como as populações alvo onde podemos intervir com eficácia na melhoria da sua qualidade de vida. Nesse sentido, este ano, o nosso tema é “Família”. Retomámos as nossas aulas de Kids e acrescentámos recentemente uma aula para indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. O objetivo é ter o cliente habitual a treinar, mas queremos que veja o Off Limits como a sua casa, fora de casa. Queremos que traga o pai, a mãe, o filho e a filha para que todos possam partilhar a sua jornada no mundo do fitness, a sua busca por uma vida mais saudável e toda a felicidade que daí advém.”

Pedro Pereira

Já David Maia tem como objetivo focar a sua estratégia naquela que poderá ser uma tendência nos negócios fitness para 2023: as aulas de grupo.

“A criação de aulas de pequenos grupos (máximo 5 alunos) é uma das minhas ideias a avançar num futuro próximo. Neste momento o meu foco são aulas individuais ou duplas, mas futuramente tenciono avançar para os grupos. Será mais vantajoso para alguns alunos que procuram aulas mais personalizadas, no entanto, com mais privacidade. E, para mim, enquanto Personal Trainer/empresário também traz algumas vantagens, nomeadamente económicas.”

David Maia

Um dos fatores chave para fazer crescer o seu negócio fitness será não só a adaptação às tendências esperadas para 2023, como também a diferenciação. Aqueles que se destacarem no mercado terão mais hipóteses de manter e captar novos clientes que, cada vez mais, procuram novos conceitos e diferentes abordagens de treino.

Comece por olhar para dentro para tirar conclusões sobre o comportamento dos seus atletas. Pode, inclusive, preparar um questionário, de forma a obter dados mais concretos sobre o que esperam do seu espaço fitness em 2023. Há certamente ainda muitas oportunidades para potenciar o seu negócio.